quinta-feira, 11 de setembro de 2014

4 minutos de exercício por dia podem ser suficientes para melhorar a saúde

       A falta de tempo é um dos principais motivos apontados para evitar o exercício físico. Essa desculpa pode acabar, pois o treinamento intervalado de alta intensidade ou High Intensity Interval Training (HIIT) está na moda e promete fornecer os mesmos benefícios de exercícios leves à moderados com muito menos tempo de duração. Um grupo de pesquisadores realizou alguns testes em laboratório e identificaram que exercícios com 4 minutos de duração são tão benéficos quanto exercícios que duram 30 minutos, desde que tenha maior intensidade. Um protocolo clássico chamado Tabata (nome do autor) é composto por 8 repetições de 20 segundos em intensidade máxima e 10 segundos de recuperação.


      De forma genérica, esse tipo de exercício gera um desequilíbrio maior do que atividades leves, promovendo uma resposta mais acentuada de recuperação, ou seja, apesar do pequeno período de esforço, o tempo para recuperar é prolongado, fornecendo adaptações bioquímicas e fisiológicas tão boas quanto as referentes à 30 minutos de exercício. Com a adaptação é importante que se aumente a carga ou o volume (duração) do treino.

Não tem mais desculpas! Vamos treinar!

Diego Viana Gomes é professor de Educação Física da UFRJ, doutorando em medicina, mestre em Bioquímica do Exercício, Colunista desta página e fundador da Equipe Pena de Atletismo, Patrocinada pela Roncato Brasil