quarta-feira, 2 de maio de 2012

INTERCÂMBIO


O domínio de outro idioma é parte integrante no currículo.
Esta é uma das razões que leva muitas pessoas a procurar o intercâmbio. Estudar no exterior é a melhor opção para compor um profissional.
Ao decidir que um filho deverá fazer um intercâmbio, os pais devem, antes de tudo, entender que esta ação deve estar de comum acordo com ele, pois a adaptação à esta nova vida temporária vai ser somente dele.  Uma conversa aberta sobre os prós e contras é essencial para o convencimento de que esta é a uma medida a ser tomado para um futuro de qualidade do estudante.
Entre 15 e 18 anos, o jovem começa a vislumbrar o seu futuro e esta é a hora de optar pelo idioma e local a ser estudado. A melhor época para se matricular é o início do 2º ano, uma vez que ele já se familiarizou com a realidade do Ensino Médio e ainda está longe do vestibular no Brasil.
A partir de 18 anos, a opção já deve ser mais objetivamente ligada ao seu status profissional. No caso daqueles que ainda não ingressaram em uma universidade, pode ser uma opção cursar uma instituição no exterior. Para os que já possuem a graduação, a especialização ou um curso rápido de aperfeiçoamento ligado à área em que desenvolvem sua atividade exercida.
Para todos os casos é muito importante saber inicialmente qual o idioma se quer aprender ou aperfeiçoar e para qual país se quer viajar. A experiência de morar em outro país deve ter como principio seguir o estilo de vida e costumes que o individuo já possui, para que não aconteçam choques culturais de grande porte gerando o não aproveitamento da ação.
A partir do momento que se decide para aonde ir e o curso a fazer, o mais importante passa a ser onde ficar. Existem agências de intercâmbio espalhadas por todo o país que podem ajudar nesta decisão. É sempre importante ter referências sobre a agência e principalmente o local de moradia.  Residir com uma família local pode ser uma boa opção para conhecer os costumes, hábitos e ter a oportunidade de praticar o idioma em todos os momentos da sua viagem.  Entretanto a idoneidade da família em questão deve ser investigada antes da chegada.
Além do aprendizado de outro idioma ou do curso em questão, morar em outro país é também significa aprender a lidar com outra cultura, costumes, conviver com pessoas que tiveram uma criação diferente da sua. Aprende ainda a rever conceitos e valores passa a ter visões diferenciadas da sociedade, economia e política do seu próprio país contrastando com aquele que está vivenciando no momento do intercâmbio.
Agora é só fazer as malas.